Vinhos | Camarada Camarão - O Melhor Camarão do Brasil
Camarão

Vinho na taça

Um cardápio especial à base dos melhores frutos do mar, aves e carnes tem que ter uma carta de vinhos diversificada, cuidadosamente elaborada com a responsabilidade de selecionar os melhores rótulos para harmonizar com nosso pratos, proporcionando assim, experiências ainda mais saborosas e particulares. A responsável por isso é a nova Head Sommelière da rede, Josi Pieri, que atua no segmento desde 2007 com passagem profissional por vinícolas, restaurantes e veículos de comunicação.

“Vinho é um catalisador de energia que promove alegria, saúde e vivências prazerosas ao redor da mesa. Queremos proporcionar uma experiência ainda mais rica aos nossos clientes. Temos vinhos brasileiros e importados de sete países. Há dezenas de variedades para atender todos os gostos e bolsos tanto para quem está iniciando na enofilia quanto para os apreciadores com vasta litragem”, conta Pieri.

Espumantes, brancos, rosés, tintos leves e frescos são os destaques da carta. No portfólio há marcas conhecidas do público e algumas novidades que acabaram de chegar ao Brasil – praticamente exclusivas da rede Camarada Camarão. “Trouxemos vinhos com estilo alegre, para serem consumidos despretensiosamente, e outros para serem abertos em momentos de celebrações. Na carta há opções também com diferentes volumes, inclusive vendidos em taças com precinho bem camarada”, completa a sommelière.

As harmonizações já começam pelas entradinhas e. a primeira dica na hora de harmonizar prato e bebida é observar as cores entre eles. Nesse caso, a cor do vinho está presente no prato.  Ademais, é interessante observar a intensidade dos sabores. O Espeto de Camarões Grelhados, por exemplo, combina com o vinho verde Bico Amarelo. Ela explica. “A informalidade do espetinho é bem similar à personalidade do vinho. Ambos cumprem papéis despretensiosos, são elaborados para serem desfrutados na simplicidade. Fazem uma linda parceria. Os camarões, servidos com cubos de tomate perfumados em azeite, quando apreciados ao lado do vinho verde impactam numa experiência única”. O vinho verde é um frisante (pouco gás) feito na região do Minho, norte de Portugal. De sabor notavelmente refrescante, é aromático e de baixo teor alcóolico. E fica mais uma dica da sommelière: a combinação com pastel de camarões também é deliciosa.

Com seu cardápio variado, que inclui até burgers especiais, a sommelière também indica harmonização para carnes vermelhas. O Filé Rei do Baião é uma das estrelas do cardápio. Traz medalhões de filés grelhados e gratinados com catupiry e faz um par perfeito com o 7 Colores Pinot Noir-Semillon. “A mioglobina, responsável pela cor vermelha da carne, pede vinho tinto.  Os medalhões se tornam ainda mais saborosos com o excelente Pinot Noir chileno, acrescido de um pequeno percentual de Semillon (uva branca).

É um tinto delicado, porém intenso no paladar. É fresco, essencial para quebrar as moléculas de gordura do prato. Servido com arroz carregado de temperos brasileiros, a combinação se traduz em puro prazer”, ensina Josi Pieri acrescentado que o vinho é perfeito para nosso clima tropical e que, inclusive, também combina com massas que levam camarão como o Spaghetti ao Pesto e o Fettuccini da Vinci.

Além de elaborar a carta, a head of sommelier, traz a sua expertise técnica para treinar e promover a cultura do vinho junto aos colaboradores da rede para que possam oferecer um serviço ainda melhor aos clientes.